Esqueça tudo que você sabe sobre Paris

Vim mostrar o outro lado da moeda pra vocês; um bairro que foge completamente de toda e qualquer concepção que você tenha da Cidade-Luz.

Situado no XVIII arrondissement, La Goutte d’Or não se assemelha em nada com a Rue de Rivoli, com o bairro do Marais e muito menos com Montmartre, apesar da proximidade.

Trata-se de um bairro que surgiu no século XIX como resultado do êxodo de trabalhadores magrebinos e subsaarianos para a construção das estações do Norte e Leste de Paris, além do Hôpital Lariboisière

Chegar lá foi mais um grande choque cultural para mim, mas o que mais me impressionou foi a forma como La Goutte d’Or consegue preservar o seu tradicionalismo popular em meio a todo o requinte da capital. É como se fosse um pedacinho da África bem no meio de Paris.

Captura de Tela 2014-05-15 às 23.16.53-side

Aqui, o fluxo de pessoas é sempre grande, principalmente aos sábados, dia do famoso Marché Dejean, mercado de rua que atrai centenas de locais e turistas em busca das mais diversas iguarias africanas.

O bairro entra na classificação do Governo Francês de “Zona Urbana Sensível”, categoria definida pelo mesmo como local “caracterizado [especialmente] pela presença de grandes grupos em áreas de habitat degradado e acentuado por um desequilíbrio entre a habitação e emprego”.

Após um período de enfraquecimento da coesão social por conta da insegurança, criminalidade, tráfico e dependência de drogas, além da prostituição (conceitos raramente utilizados quando se trata da descrição de Paris como um todo), no início dos anos 2000, teve início o período de revalorização do rico distrito: crescimento da especulação imobiliária, valorização e preservação das fachadas no estilo Haussmann, etc. Aos poucos, a área retomou a segurança, assumiu sua identidade cultural e adquiriu ares de uma aldeia cada vez mais popular.

O calor das locais, além de contagiante, é acolhedor. Te faz querer ficar ali, vivendo uma das realidades parisienses, uma realidade normalmente oculta.

Hoje, La Goutte d’Or é sinônimo de diversidade, de alegria, de superação e de prosperidade. Portanto, quando estiver em Paris, quebre as barreiras do senso comum, retrace o seu roteiro e considere uma visita ao bairro. É sempre bom ver que existe uma realidade por trás de todo cartão postal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s