Castelo de Chambord

08 de Julho de 2012
Chambord, França

Na parte da tarde, Romane me levou até a casa de Antoine (host-brother do Benjamin) para que eu pudesse ir ao Castelo de Chambord junto com eles, já que ela odeia esse tipo de passeio.


7757842218_cc718305ba_bMaior e mais famoso dentre todos os castelos da região do Vale do Loire, o Castelo de Chambord é também um dos mais belos exemplos de arquitetura Renascentista. Para erguê-lo foram necessários 1800 homens e, incluindo os bosques à volta, o terreno cobre uma área de 5.500 hectares. A título de curiosidade, o gigantismo de Chambord ultrapassa qualquer escala humana: o castelo possui 156 metros, 426 salas, 282 chaminés e 77 escadarias. Eu gostei de uma em especial, que apesar de ter sido construida em espiral/dupla hélice, possui dois caminhos simultâneos que jamais se encontram. Assim, duas pessoas que acessam a mesma escada podem subir ou descer sem se encontrar. Como pode? Fica aí a charada para o pessoal de Arquitetura.

Acima, uma foto da Tour Lanterne tirada do terraço superior. Essa é a torre mais alta do castelo, com 32 metros de altura. No topo há uma cruz no formato de Flor de Lis, que é o símbolo da monarquia francesa.

DSCN0531

Chambord possui o maior parque florestal fechado da Europa. Espécies de animais como o javali e o cervo são típicos e abundantes na região. Dentro do Castelo, há uma sala onde ficam expostas várias cabeças de cervo empalhadas e eu usei a minha genialidade fotográfica para clicar o distraído James.

Chambord possui o maior parque florestal fechado da Europa. Espécies como javalis e cervos são abundantes na região. Dentro do Castelo, há uma sala onde ficam expostas várias cabeças empalhadas e eu coloquei toda a minha habilidade e genialidade fotográfica em prática para clicar o distraído James nesse ângulo.

Não sei pôr em palavras o que senti quando o pai de Antoine fez uma curva na estrada e eu pude ver as torres de Chambord no horizonte. Aquele era, sem sombra de dúvidas, o castelo que eu mais desejava conhecer. Se você não dispuser de muito tempo de viagem pelo Vale do Loire e tiver que escolher um castelo para visitar, escolha Chambord. Vale muito a pena, é um lugar completamente apaixonante!

DSCN0538

Deixe uma resposta

