Jovens Embaixadores americanos

O Programa Jovens Embaixadores, instaurado pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil no ano de 2002, cresceu e estabeleceu importantes parcerias. Serviu também de base para outras iniciativas, atravessou fronteiras e foi citado como modelo de sucesso no Departamento de Estado.

No ano de 2011, o Programa passou a ser reproduzido em vinte e cinco outros países. Além disso, com o importante apoio do Departamento de Estado, o programa transformou-se em um intercâmbio de mão-dupla. Isso significa que assim como jovens brasileiros são escolhidos para ir aos Estados Unidos, jovens americanos também vêm ao Brasil para experimentar um pouco da nossa cultura.

Em agosto de 2010, o Brasil recebeu o primeiro grupo de Jovens Embaixadores Americanos. Jovens dos estados da Carolina do Norte, Montana, Oklahoma e Washington tiveram a oportunidade de aprender sobre o Brasil em geral e também puderam ver as divergências culturais características das diferentes regiões do país durante o período que passaram com famílias nativas. Com o passar dos anos, também foram abertas inscrições para os jovens dos estados de Ohio e da capital federal (Washington D.C.).

US YAs 2010, ainda em Washington D.C. (primeira parte da orientação antes de chegar ao Brasil)

Minha irmã Valentina participou da segunda edição do Programa, em 2011. Após os três dias da segunda parte da orientação – em Brasilia-, ela foi para Curitiba (PR), onde foi recebida por uma família tipicamente sulista, visitou escolas, fez apresentações sobre os Estados Unidos, desenvolveu projetos sobre justiça social e voluntariado e até teve algumas aulinhas de português. Os outros componentes de seu grupo foram divididos entre Manaus (AM), Recife (PE) e Salvador (BA). No final do programa, os jovens se reuniram aqui no Rio de Janeiro para conhecer um pouco da minha Cidade Maravilhosa e apresentaram propostas de trabalho com base nos projetos visitados. O compromisso era implementar as mesmas quando retornassem aos EUA.

Parte do grupo de 2011 em Brasília

– E o grupo de 2012, Laís?

Pois bem, eles já chegaram!

yeah!

Os 13 jovens americanos estarão por aqui de 06 a 25 de agosto. Vale a pena dar uma olhadinha em suas fotos individuais clicando aqui. Vai que você cruza com um deles pela rua nos próximos dias?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s