Novos rumos

Hoje de manhã, uma notícia mudou minha pacata rotina.

Recebi um e-mail de Vermont, USA dizendo que tinha sido contemplada com uma bolsa integral em um programa de verão em Paris. O remetente do e-mail era Chris, diretor do EIL (The Experiment in International Living), programa patrocinado pela World Learning e que oferece intercâmbios em diversos países do mundo.

Após o Programa Jovens Embaixadores, diversas portas se abrem. Uma das diversas oportunidades que surgiram foi esse programa. Me candidatei assim que vi a vaga e dentre as 31 possibilidades de escolha de destino, escolhi a França.

Por que França? Fácil! Desde que comecei a estudar a língua francesa (bota aí 7 anos), me apaixonei completamente. Há algum tempo comecei a voluntariar como monitora de francês na escola e também fui convidada a participar do grupo de preparação para o DELF (Diplôme d’études en langue française; em português, diploma de estudos em língua francesa). Esses fatos só fizeram com que eu tomasse mais gosto pelo constante aprendizado da antiga língua universal. A cada dia eu tinha (e ainda tenho!) vontade de aprender mais e mais.

Resolvi me candidatar, mas não coloquei muita fé que esse negócio fosse adiante. Confesso que tenho um sério problema de auto-confiança: às vezes a tenho demais; outras vezes, de menos. Vá entender!

Desde o início soube que seriam concedidas no máximo 10 bolsas. Entre os concorrentes, estavam todos os participantes de “youth programs” da World Learning, o que incluía além dos Jovens Embaixadores Brasileiros, os Iraquianos, Argentinos, Chilenos, Turcos, entre outros.

A primeira etapa consistia em um extenso formulário. Preenchi-o com todo cuidado do mundo, pois realmente almejava chegar até a etapa final e alcançar mais esse objetivo que já havia imposto a minha vida há muito tempo atrás. Afinal, quem não sonha com a cidade luz?

Para a primeira etapa, foram recebidas 33 aplicações e da primeira para a segunda fase, foram selecionados apenas 19. A segunda etapa foi uma prova oral com o diretor. Chris me ligou no dia 15/05 na parte da tarde. Passei o dia inteiro esperando pela ligação com muita ansiedade.

Ele me fez diversas perguntas e… sabe quando você sente uma positividade muito grande? Então, foi assim que eu me senti ao final do telefonema. Fui sincera, procurei manter a calma e tudo fluiu bem.

Hoje, dia 30/05, depois de muito esperar, recebi a resposta de que tinha ganho a bolsa. Nossa, acho nem todas as palavras seriam suficientes para descrever o que senti naquela hora. Serei a única brasileira no programa e terei a enorme responsabilidade de representar todos os meus queridos amigos participantes de todas as edições da versão brasileira (e pioneira!) do Programa Jovens Embaixadores. Que honra, não?

Pois bem, depois de ler o e-mail, era hora de dar a notícia às pessoas mais próximas. Como minha mãe não estava em casa no momento, resolvi usar toda a criatividade que tenho e dar a notícia de uma forma diferente:

Isso mesmo! Escrevi um bilhete e prendi na geladeira. O que eu não esperava é que a velha ia desmaiar ao ler… x(

Quando ela recobrou a consciência, me deu os parabéns e disse o quanto estava feliz pela minha conquista. Minha mãe foi a pessoa que mais me incentivou a investir nesse programa. Durante o tempo que fiquei sem resposta, ela me deu forças para que não desistisse, sempre ressaltando o quanto acreditava em meu potencial.

Enfim, é isso! Estou indo à França em poucos dias. Isso justifica a mudança de nome do blog. Agora terei a oportunidade de expandir meus horizontes mais ainda e isso é sempre bom. Agora, além de contar as minhas experiências nos Estados Unidos como Jovem Embaixadora, contarei aqui também as experiências como Experimenter na França.

Meu objetivo é terminar de contar os dias restantes do Programa Jovens Embaixadores para que dê tempo de iniciar o relato dos meus (longos) dias na França de maneira (quase) simultânea. Nossa, quantos parênteses! rs

Em breve pretendo voltar com mais notícias e novidades sobre a viagem, já que ainda não sei muito. Hoje é só o primeiro dia e os organizadores ainda estão começando a ver essas questões de passagens, hospedagem, etc.

Je ne peux pas attendre pour ce voyage! Ce sera super! 

Deixe um comentário