Inscrições abertas – Jovens Embaixadores 2013

Estão abertas as inscrições para a edição de 2013 do Programa Jovens Embaixadores. Como todo mundo já sabe, trata-se de um programa de intercâmbio da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. Em sua décima primeira edição, o programa levará 35 estudantes brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores” nos Estados Unidos.

“O Jovens Embaixadores representa uma oportunidade ímpar para esses estudantes expandirem seus horizontes e garantirem um futuro promissor para eles e suas famílias.” 
Athiná Leite, superintendente acadêmica da ACBEU Salvador. 

Vale a pena lembrar que o Programa, que foi criado no Brasil em 2002, obteve tanto sucesso que agora já é replicado em 25 países. Desde o lançamento, quse 300 brasileiros estudantes da rede pública já se tornaram Jovens Embaixadores. Os parceiros da Embaixada dos EUA nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, IBM, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais.

Para se tornar um candidato em potencial, é necessário preencher todos os requisitos de participação. Você pode encontrar esses requisitos e outras informações importantes nesse post.

Então, tá esperando o que? Se você reflete exatamente o perfil procurado, clique aqui e se inscreva!

Passadas todas as formalidades de (re)apresentação e divulgação do programa, peço licença para dar início a uma espécie de exteriorização psíquica. Julgo importante colocar um pouco dos meus próprios sentimentos aqui para balancear o conteúdo do blog (realmente não é o meu objetivo que ele tome proporções muito formais).

Pois bem, a abertura das inscrições para a edição de 2013 tem um significado paradoxal: o início da décima primeira edição é o fim da décima. Parece óbvio, mas para quem viveu isso, é muito mais complicado do que pode parecer para quem vê de fora. Dizer que um novo ciclo está iniciando é apenas um eufemismo ao fim do ciclo de 2012.

Gostaria de esclarecer que embora a edição desse ano esteja finalizada, a missão de Jovem Embaixador nunca tem um fim. Um pouquinho de melancolia é inevitável, mas por outro lado, é gratificante saber que contribuí para que essa iniciativa da Embaixada Americana tivesse sucesso por mais um ano. Fico extremamente feliz em saber que em breve a Família Jovens Embaixadores ganhará mais 35 membros.

Toda vez que novos candidatos me procuram para conversar, tirar dúvidas, saber como foi minha experiência, etc, é como se uma fita retrocedesse em minha mente e eu vivesse novamente (porém com menos ansiedade) os primeiros momento da minha longa trajetória até que me consagrasse representante do meu país.  By the way, é sempre um prazer incentivá-los!

Então é isso. O recado tá dado! Se precisar de alguma coisa, estou aqui. Muitas perguntas foram respondidas na nossa página no facebook e além disso, o formulário de inscrição conta com uma “?” onde você pode encontrar mais informações sobre os campos que devem ser preenchidos.

Um brinde aos mais novos verteranos

e que venham os novos embaixadores!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s