Thank you!

Postei esse texto no Facebook depois do anuncio e achei muito conveniente repostá-lo aqui. Agradecer nunca é demais!

Não, a ficha ainda não caiu.

Aliás, acredito que isso ainda vá demorar a acontecer… Talvez só aconteça quando eu puser o pé (o direito, é claro) em território americano.

Bem, deixe-me começar do início: Para os que ainda não sabem,  depois de um processo longo, árduo e altamente seletivo, fui escolhida para representar o Brasil nos Estados Unidos em Janeiro de 2012.

(Pois é, mas não se desesperem: Eu volto logo! Rs)

Retomando o assunto, quem me conhece sabe bem o quanto eu sou patriota e apaixonadíssima pelo meu país. Brigo, defendo e bato o pé MESMO quando o assunto é esse. Daí vocês já podem imaginar o quanto eu estou feliz por ter sido escolhida para desempenhar tal tarefa.

Para que eu pudesse chegar onde hoje estou, contei com a ajuda essencial de muitas pessoas. Escrevo, então, este texto e dedico-o à estas pessoas. Sei que todas as palavras do mundo jamais seriam suficientes para agradecer, mas tentarei:

Primeiramente, quero agradecer a Deus, é claro, por ter me dado a vida, por ter me presenteado com uma família tão maravilhosa e por ter posto pessoas e oportunidades inigualáveis em minha vida. Obrigada! E como já disse antes, toda e honra e glória são dedicadas a Ti.

Em seguida, quero agradecer a minha família, minha base. Mãe, pai, Rafael e Douglas, EU AMO VOCÊS. Mãe, obrigada por ter me dado todo o apoio que eu precisei durante toda a minha vida, mas principalmente nos momentos mais difíceis, como durante as etapas do processo que ao final, me consagraria uma Jovem Embaixadora. Eu tenho orgulho de gritar ao mundo inteiro que a minha mãe é VOCÊ e exaltar os seus feitos não só por mim, mas por toda a nossa família.  Já disse mil vezes que quando eu crescer, quero ser a metade do que você foi durante toda a sua vida. Eu te admiro demais pelo seu trabalho, dedicação e principalmente pela sua fé inabalável. Obrigada por acreditar em mim e por ser minha estrela-guia.  Já que não posso comprar nada pra você, tá aí o seu presente de aniversário e por mais que você diga que se orgulha de mim, eu te digo que eu ainda não fiz nada em relação ao que você fez por mim. Ainda vem muito mais por aí e “vamo que vamo”, sempre com você ao meu lado.

Rafa, Doug: vocês são tudo que eu tenho. Obrigada pela confiança e por fazer de mim o espelho de vocês. Pode ter certeza de que eu vou fazer tudo certinho para que vocês sigam o mesmo caminho que eu. Na verdade, o mesmo caminho que eu não, mas um caminho muito melhor!

Pai, ah, pai…. O que dizer? Não sei, mas obrigada por ter me criado. Te admiro por sempre ter trabalhado duro para dar o melhor para nós três e por “nunca ter deixado a peteca cair”, nunca deixando de ser humilde.

Quero agradecer aos meus amigos, meus inigualáveis amigos. Cada um de vocês é responsável por uma parte da longa estrada que percorri até hoje. Estrada essa que contou com muitos risos, muitas conversas, muita compreensão, companheirismo, verdade e até mesmo alguns raros choros, que fazem parte de qualquer amizade e só servem para fortalece-las.

Dentre os amigos, quero agradecer principalmente ao Victor, meu melhor amigo, que teve muita paciência para me aturar falar sobre a mesma coisa pelo menos uma vez por dia durante quase 5 meses e por ter brigado comigo todas as vezes em que eu fraquejei, exaltando a minha capacidade. Você foi, indubitavelmente, o amigo que mais me deu força para continuar. Te devo MUITO e palavras são apenas palavras quando comparadas ao sentimento de gratidão que tenho.

A minha primeira english teacher, Soraya Castro, que foi quem me fez ter amor pela língua inglesa e em meio a muitas “bananas for you” me fez ter vontade de continuar estudando e dando o melhor de mim para alcançar a fluência (que ainda busco). A Flávia também, que hoje me incentiva, me ajuda e está sempre disposta a tirar as minhas dúvidas. Mesmo sem saber, você já elevou muito o meu ego quando ele estava lá embaixo, viu, teacher? E isso é muito importante pra mim!

Um imenso agradecimento ao Colégio Pedro II – UESC por ter me educado da melhor forma possível por intermédio de seus maravilhosos profissionais. Sou infinitamente grata por isso, por todos os momentos que vivi dentro dessa instituição, por todas as oportunidades que me foram dadas, como a publicação de um texto, o estágio e muitas outras e confesso que choro só em pensar que ano que vem será o meu último.

(Quero agradecer principalmente às minhas professoras Sandra, de desenho geométrico, e Márcia, de biologia, não só por sua gentileza e auxílio durante o ano letivo, mas também por terem falado super bem de mim nas cartas de recomendação que foram enviadas à Embaixada Americana, exaltando características que nem eu mesma sabia que tinha e demonstrava em sala de aula. Sem a vossa ajuda, eu não teria conseguido!)

Por falar em estágio, agradeço aos meus amigos da Fiocruz, que sempre me deram força e me ajudaram a enxergar o mundo sob um novo ângulo. Acho importante destacar que vocês foram os responsáveis por dar resposta a certos tabus que eu enfrentava, encadeando e fundamentando os meus pensamentos. Vocês reafirmaram o que eu já tinha em mente sobre a profissão que quero seguir no futuro e também me ajudaram a desenvolver um posicionamento sobre muitas questões polêmicas dentro da área médica que pude aplicar na minha vida cotidiana.

Obrigada Valmir, Isabela, Márcio, Felu, Richard, Hellen, Luiz Fernando e todos os outros amigos que fiz durante as etapas de seleção. Tenham certeza de que darei o meu melhor para representar todos vocês da melhor maneira possível, já que todos vocês são mais que vencedores. Como falei para a Isabela hoje mais cedo, desejo a vocês toda a sorte do mundo, pois força vocês já mostraram ter de sobra! Sintam-se privilegiados por terem chegado tão longe, por terem sido escolhidos em meio a mais de 500 candidatos inscritos só no RJ e mais de 7 mil a nível nacional! You rock! Pensem que se não foi agora, é porque não era pra ser e Deus tem planos melhores para a vida de cada um de vocês. Reconheçam o quanto são especiais por fazerem um trabalho voluntário e através dele fazer a diferença em suas comunidades. Isso já faz de vocês Jovens Embaixadores de alma. E, do fundo do meu coração, digo que ficarei imensamente feliz em ser sucedida por um ou mais de vocês em 2013. Torço incondicionalmente pelo sucesso de vocês e sei que ainda hão de brilhar MUITO!

Obrigada, Graça da SEEDUC-RJ pelo suporte, auxílio, gentileza, atenção, confiança e acompanhamento. Ainda vou te perturbar muito, viu? Não vejo a hora de te dar um abraço!

Queria agradecer ao Fellipe, que me foi extremamente atencioso durante o exame oral, fez-me sentir a vontade para falar tudo que vinha a minha cabeça e teve paciência de ouvir tudo que a menina tagarela que vos escreve tinha a falar na hora do exame.

Por fim, obrigada Gio, Maysa, Gabriel, Alexandre e Luna que se mostraram extremamente gentis quando se dispuseram a me ajudar em qualquer coisa. O-bri-ga-da mesmo!  Espero um dia poder trilhar um caminho tão bonito quanto o de vocês.

Agora você deve estar pensando: Nossa, mas quanta gratidão!

Pois é, você está certo. Como disse no início, nem a combinação de todas as palavras bonitas do mundo seria suficiente para expressar o que eu sinto agora. Acho que a melhor palavra para agora é REALIZAÇÃO.

E agora, “vamo que vamo”, Gláucia, Cristhian, Alice, Jean, Thaciane, Gabriel, Rafaela, Caio, Victor, Smênia, Francisco, Aléxia, Thalles, Brunella, Igor, Ana Paloma, Rafael, Paula, Hermano, Brendha, Diego, Debora, Jorge, Joice, Leonardo, Clara, Fernando, Taís, Nataniel, Felipe, Késia, Árisson, Gabriela, Luiz Alberto, Luiz Carlos, Thaís, Lucas, Marina, Cassiano, Daniel, Mellis, Laurence, Wanderson e Amanda! Não vejo a hora de conhecer vocês! Daqui pra frente é só festa; comemorem muito, pois não é qualquer um que preenche todos os quesitos necessários e se encaixam no perfil  de Jovem Embaixador. Somos todos merecedores!”

Deixe uma resposta

